sexta-feira, 21 de maio de 2010

Te amo do fundo do meu RIM



Salmos16.7 - Louvarei ao SENHOR que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite.

Jeremias 17.10 - Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

Me depaderei há algumas semanas com esses textos enquanto lia a Bíblia no meu celular. Nele está instalada uma tradução mais antiga da Bíblia. Normalmente uso a NVI, que traduz como "pensamentos" ou "coração" dependendo da situação.

Me chamou a atenção porque estávamos lidando com a doença do meu pai, um tumor enorme no rim esquerdo que descobrimos "por acaso" em uma ecografia para ver o fígado. Esse negócio ficou na minha cabeça... e resolvi pesquisar um pouco o que significam os rins na Bíblia.

Logo me deparei com considerações a respeitos dos sacrifícios... mas fui um pouco mais adiante. Vejam o que descobri em um desses comentários.

"Lit. "os rins". No hebraico antigo esses órgãos representavam a sede das emoções"

Tá mas de fato, qual é a função dos rins no nosso corpo?

Os rins realizam diversas funções importantes no nosso organismo. Entre elas, podemos citar:Eliminação de resíduos tóxicos produzidos pelo organismo, como a uréia e o ácido úrico. Damos o nome a esta função de filtração; (Ong Doe Vida)


Bom até aqui foi só introdução... Purificação... é isto que está na minha mente, coração ou rim... já não sei mais. Os rins são responsáveis por filtrar, purificar nosso corpo...

Gosto muito da palavra purificação, principalmente no que diz respeito à caminhada da fé. Ser purificado é um processo. Passa por eliminar coisas que estão impregnadas no nosso modo de ser. Romper com práticas rotineiras que nos afastam da vontade de Deus. E o Senhor esquadrinha o nosso Rim... o Rim da fé, aquele que elimina as toxinas pecaminosas e que facilmente se alojam no nosso modo de viver.

Interessante na sequência do texto de Jeremias que traz a tona a questão das riquezas e a relação dela com a confiança, ou falta de confiança no Senhor... O texto é tremendo!

7 - Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.
8 - Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
9 - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
10 - Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
11 - Como a perdiz, que choca ovos que não pós, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias as deixará, e no seu fim será um insensato.
12 - Um trono de glória, posto bem alto desde o princípio, é o lugar do nosso santuário.
13 - O SENHOR, esperança de Israel, todos aqueles que te deixam serão envergonhados; os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas.
14 - Cura-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.

Tá meio bagunçado, ainda não tá pronto dentro de mim.
Nessa caminhada estou em tempo de reforma, preparando para a chegada do Rafael... e reformando meu próprio rim espiritual.

Eu te amo Senhor do fundo do meu RIM!

Abração!



Um comentário:

  1. Boa Rodrigo. Clareou bem essa ideia do rim. Abraço, irmão, fica na Paz!

    ResponderExcluir