quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Adoração é relacionamento!

Pensando sobre adoração a partir dos Salmos chego a conclusão de que ADORAÇÃO tem muito a ver com RELACIONAMENTO. Os Salmos tem essa característica de falar francamente dos sentimentos, daquilo que está fervilhando no coração. Do amor, do medo, dos pecados, do arrependimento, da alegria, do júbilo... As vezes de maneira muito íntima e PESSOAL e outras vezes de maneira COLETIVA como um chamado, uma expressão de corpo e vivência de comunhão.
E talvez por isso os Salmos seja um dos livros mais lidos da Bíblia... porque ele faz poesia daquilo que em síntese nós somos... da caminhada de pessoas e povos na busca de um relacionamento real e profundo com o Criador.
ADORAR é AMAR intensamente.
AMAR é ser impelido, atraído para a presença de alguém. Por isso digo que AMAR é querer relacionar-se com.
Portanto não existe ADORAÇÃO sem RELACIONAMENTO. Pelo menos não quando se fala de Deus.
Vamos refletir a partir do SALMO 103.
1. Bendiga o Senhor a minha alma! (1 e 2)
Davi começa conversando com sua própria alma. Convidando-a a Bendizer o Senhor. A falar coisas boas a respeito de Deus.
Falar coisas boas é uma das formas de adorar a Deus que a Bíblia nos ensina.
(Isso que queremos fazer juntos como corpo quando oramos em voz alta durante o tempo de louvor.)
2. Lista de motivos para Bendizer em meio aos PROBLEMAS: (3 a
- ele perdoa todos os pecados
- cura todas as doenças
- resgata a vida da sepultura
- defende a causa dos oprimidos
Bendizer o Senhor em meio aos problemas é uma forma de manter o coração aberto ao Relacionamento com Deus.
Quando maldizemos, quando viramos as costas... acabamos nos fechando para o relacionamento com Deus e aumentamos ainda mais o nosso sofrimento, e tornamos ainda mais penosa a solução de nossas angústias.
Isso não quer dizer que devemos negar os problemas, ou fingir que eles não existem. Pelo contrário, relacionamento sincero pede sinceridade em relação aos sentimentos.
Diga ao Senhor o que não esta legal. Fale de seus anseios. Peça!

PARENTESES: (MATEUS 7.7-12 – Jesus nos ensina a PEDIR ao Pai aquilo que nós queremos.
- Muitas vezes para nós é muito mais fácil fazer do que PEDIR.
- E acabamos entrando numa relação automática de troca com Deus. Eu procuro fazer as coisas “certas”, me esforço, trabalho e espero que AUTOMATICAMENTE Deus me abençoe. Isso não é RELACIONAMENTO.
- E o que a Bíblia nos ensina é a PEDIR, falar, expressar aquilo que nós queremos. E Deus terá alegria em satisfazer os desejos do nosso coração.

3. Como um PAI, Deus nos conhece e tem compaixão de nós! (13 a 16)
Deus sabe exatamente quem nós somos e tem compaixão de nós. Ele escolheu se relacionar conosco, Ele escolheu nos adotar como Filhos legítimos.
(Para muitos de nós, por causa da nossa cultura, pelo modo como fomos educados e como nos relacionamos com nossos PAIS e familiares... é muito difícil fazer isso. MAS DEUS QUER NOS CURAR PARA UM NOVO RELACIONAMENTO COM ELE.)

4. Deus continua sendo Deus! (19)
Temos mais facilidade de ver Deus nessa posição, sentado no trono, dominando sobre todas as coisas. E é verdade. Deus continua sendo Deus. Soberano. Todo-Poderoso. Aquele que trará o fim deste mundo.
E esse mesmo Deus que escolheu ter uma RELAÇÃO de AMOR, INTIMIDADE, CONFIANÇA CONOSCO. Por isso ele enviou Jesus, para que a justiça fosse feita e Ele pagasse pelos nossos erros e tornasse possível essa relação.
Ele é como descrito nos versículos (8 a 13)
BENDIGA O SENHOR A MINHA ALMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário