segunda-feira, 12 de julho de 2010

"Não podemo se entregá pros homem!"

Foi meu pai que ganhou de um amigo nosso, conterrâneo, gaudério... uma seleção de músicas "gauchescas". Música tradicionalista do Rio Grande do Sul. Por sorte eu estava por perto e antes mesmo dele ouvir ja peguei emprestado.
Voltei pra casa ao som da mais fina música gaucha...




Frases como: "O Gaúcho... desde piá vai aprendendo a ser valente não ter medo, ter coragem...", "...Se a força me falta no braço, na coragem me sustento", "Não tá morto quem luta, quam peleia..." me chamaram muita atenção dessa vez.

Me dei conta de como frases como essas fizeram parte da construção do meu caráter. E digo isso sem apologia alguma ao tradicionalismo gauchesco, mas como reconhecimento dessa cultura que faz parte de mim.

Verdade é que... eu é que andava meio medroso e desencorajado... as dificuldades profissionais, as mudanças no meu relacionamento, as incertezas com a chegada de um filho andavam me acovardando.

Enquanto o gaudério conduzia a melodia com sua voz aveludada, minha mente viajava dos meus medos para as letras das músicas e das letras das músicas escorregava para dentro de textos bíblicos e mais bagunçado do que o normal os pensamentos se encontravam. Isso tudo me encorajou e fez brotar uma reflexão.

Quem ganha com o medo, o desencorajamento, a covardia, a intimidação de uma pessoa, de um povo...?

Deus, o Todo-poderoso Deus não tem interesse nenhum em que o homem viva com medo, desencorajado. Uma pesquisa rápida por essas bíblias on line me deu 1421 versículos no velho testamento e mais 257 no novo para as palavras "saja forte e corajoso" e mais 70 referências para "não tenha medo". Confira

É parece realmente que Deus não quer criar filhos medorosos, ao contrário, o encontro com Jesus é sempre encorajador.

"Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus." Atos 4.13

Vale a pena ler todo o capítulo: Atos 4

Não podemo se entregá pros homem. De jeito nenhum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário