segunda-feira, 12 de julho de 2010

"Não podemo se entregá pros homem!"

Foi meu pai que ganhou de um amigo nosso, conterrâneo, gaudério... uma seleção de músicas "gauchescas". Música tradicionalista do Rio Grande do Sul. Por sorte eu estava por perto e antes mesmo dele ouvir ja peguei emprestado.
Voltei pra casa ao som da mais fina música gaucha...




Frases como: "O Gaúcho... desde piá vai aprendendo a ser valente não ter medo, ter coragem...", "...Se a força me falta no braço, na coragem me sustento", "Não tá morto quem luta, quam peleia..." me chamaram muita atenção dessa vez.

Me dei conta de como frases como essas fizeram parte da construção do meu caráter. E digo isso sem apologia alguma ao tradicionalismo gauchesco, mas como reconhecimento dessa cultura que faz parte de mim.

Verdade é que... eu é que andava meio medroso e desencorajado... as dificuldades profissionais, as mudanças no meu relacionamento, as incertezas com a chegada de um filho andavam me acovardando.

Enquanto o gaudério conduzia a melodia com sua voz aveludada, minha mente viajava dos meus medos para as letras das músicas e das letras das músicas escorregava para dentro de textos bíblicos e mais bagunçado do que o normal os pensamentos se encontravam. Isso tudo me encorajou e fez brotar uma reflexão.

Quem ganha com o medo, o desencorajamento, a covardia, a intimidação de uma pessoa, de um povo...?

Deus, o Todo-poderoso Deus não tem interesse nenhum em que o homem viva com medo, desencorajado. Uma pesquisa rápida por essas bíblias on line me deu 1421 versículos no velho testamento e mais 257 no novo para as palavras "saja forte e corajoso" e mais 70 referências para "não tenha medo". Confira

É parece realmente que Deus não quer criar filhos medorosos, ao contrário, o encontro com Jesus é sempre encorajador.

"Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus." Atos 4.13

Vale a pena ler todo o capítulo: Atos 4

Não podemo se entregá pros homem. De jeito nenhum!

sábado, 3 de julho de 2010

Impressionante: A correria parou!


Impressionante como temos a capacidade de parar tudo. Fechar a porta, ligar a televisão e por algumas horas esquecer a correria e assistir a seleção. A seleção sem bagunça, um grupo comprometido... Chegaram a perguntar se "o fator evangélico" foi um dos critérios para a escolha do grupo. Fracasso... passagem de volta carimbada.

"Tinha muito santinho nessa seleção." disse um desses, numa dessas mesas redondas sem compromisso e futuro nenhum, mas que quem gosta de futebol, assiste. hehe

Impressionante também como as transformações no país do futebol muitas vezes não passam da aparência de mudança. Como somos capazes de mudar o modo como falamos, a quem dedicamos nossos gols, cortamos as festas (ou melhor, escondemos), mudamos as roupas, o logotipo do governo, e na verdade... no rim... continua tudo igual.

Não pode nascer nada novo sobre o ódio antigo. Não dá para nascer uma nova árvore se a raiz não for arrancada e no lugar plantada outra.

Por falar nisso, a copa acabou e agora vamos ser lembrados de que estamos em ano eleitoral... vai ter um monte dos mesmos... mas agora diferentes: novos sorrisos, novos ternos, novos marketeiros e bem provavelmente... eles cheguem lá.

Eu estou cansado de ouvir cada vez mais: "oooh amado...", "Glória a Deus!", "Miiiisericórdia!", o belo Evangeliguês dos santinhos que pisam deslealmente sobre os que estão à sua frente e saem com a maior cara deslavada dizendo que foram injustiçados, e que o erro do outro foi maior. Os mais cara-de-pau: "Estamos sendo perseguidos por causa de nossa fé!" Que vergonha!

Com todo jeito, e até sem jeito um repórter perguntou ao grande comandante, com medo de levar uma xinga: "Será... assim... por acaso... talvez... que esse grupo não estava preparado para encontrar uma dificuldade, um placar adverso, um adversário forte, e por isso não teve força para reverter??"
Com a mesma cara de sempre mas com a voz mais fraca pelo fracasso: "Ninguém prepara um time para perder. Nós nos preparamos para a vitória." Muito interessante essa teologia do Dunga, deve ter aprendido em alguna igreja... Miiisericórdia!

Por que não conseguimos parar tudo... e ouvir a Deus?

Pelo menos a Argentina também ta fora. he he

Abração gente boa!