segunda-feira, 24 de maio de 2010

Quando o Pânico encontrou Alexander

Foi na loucura do final de semana que começou estressado e terminou esgotado que conheci Alexander. Que história! Sobreviveu a um campo de trabalhos forçados na Sibéria, e à prisão em uma cela sem janela, no inverno literalmente congelante. Inexplicavelmente ele pode sentir a energia da oração se transofmar em calor. Sobreviveu! Motivo da prisão: confessar Jesus como seu Senhor.



Por falar em transformar, foi também nesse final de semana que a transformação da Gorete do Pânico bateu recorde de audiência, primeiro lugar no ibope por 30 minutos. (se você não sabe do que eu estou falando, não se preocupe... você está no caminho certo... hehe).



É... mas foi desse encontro esdrúxulo que brotou no meu rim o pensamento de que realmente me preocupo muito pouco com os outros.

Sem entrar nos méritos do nível do programa, o Pânico proporcionou uma transformação de vida àquela mulher. Me alegraria muito imaginar que as pessoas se preocupam realmente em resgatar a dignidade, mudar a história daqueles que estão à margem das oportunidades. Mas tendo mais acreditar que a grande audiência é fruto do comodismo, que vê nessas ações um escape expiatório de sua falta de interesse, ou ainda pior a busca pela alegria circense pelo bizarro.

O que realmente pode mudar a vida de uma pessoa? O que eu posso fazer para mudar a vida de uma pessoa?
Aí a história do Alexander me envergonha, por pensar o quão insensível tenho sido às necessidades dos que estão perto de mim. O que dirá dos que estão sendo torturados ao redor do mundo por não negarem a sua fé.

Mas quem se importa?
O Show da mediocridade capitalista e acomodada da vida tem que continuar.

Decidi: Eu vou orar mais pelas pessoas e realmente crer que isso é uma das melhores coisas que posso fazer!

Qual barco em calmo porto está a igreja do Senhor.
Em segurança e lentidão viver é bem melhor.
Contenta-se em relembrar vitórias que já viu.
Parece o apelo a ignorar que a chama a trabalhar.
Quem medo tem de hoje agir de Deus pouco verá.
Só quem na luta porfiar, vitória alcançará.

Livra-nos Senhor!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Te amo do fundo do meu RIM



Salmos16.7 - Louvarei ao SENHOR que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite.

Jeremias 17.10 - Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

Me depaderei há algumas semanas com esses textos enquanto lia a Bíblia no meu celular. Nele está instalada uma tradução mais antiga da Bíblia. Normalmente uso a NVI, que traduz como "pensamentos" ou "coração" dependendo da situação.

Me chamou a atenção porque estávamos lidando com a doença do meu pai, um tumor enorme no rim esquerdo que descobrimos "por acaso" em uma ecografia para ver o fígado. Esse negócio ficou na minha cabeça... e resolvi pesquisar um pouco o que significam os rins na Bíblia.

Logo me deparei com considerações a respeitos dos sacrifícios... mas fui um pouco mais adiante. Vejam o que descobri em um desses comentários.

"Lit. "os rins". No hebraico antigo esses órgãos representavam a sede das emoções"

Tá mas de fato, qual é a função dos rins no nosso corpo?

Os rins realizam diversas funções importantes no nosso organismo. Entre elas, podemos citar:Eliminação de resíduos tóxicos produzidos pelo organismo, como a uréia e o ácido úrico. Damos o nome a esta função de filtração; (Ong Doe Vida)


Bom até aqui foi só introdução... Purificação... é isto que está na minha mente, coração ou rim... já não sei mais. Os rins são responsáveis por filtrar, purificar nosso corpo...

Gosto muito da palavra purificação, principalmente no que diz respeito à caminhada da fé. Ser purificado é um processo. Passa por eliminar coisas que estão impregnadas no nosso modo de ser. Romper com práticas rotineiras que nos afastam da vontade de Deus. E o Senhor esquadrinha o nosso Rim... o Rim da fé, aquele que elimina as toxinas pecaminosas e que facilmente se alojam no nosso modo de viver.

Interessante na sequência do texto de Jeremias que traz a tona a questão das riquezas e a relação dela com a confiança, ou falta de confiança no Senhor... O texto é tremendo!

7 - Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.
8 - Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
9 - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
10 - Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
11 - Como a perdiz, que choca ovos que não pós, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias as deixará, e no seu fim será um insensato.
12 - Um trono de glória, posto bem alto desde o princípio, é o lugar do nosso santuário.
13 - O SENHOR, esperança de Israel, todos aqueles que te deixam serão envergonhados; os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas.
14 - Cura-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.

Tá meio bagunçado, ainda não tá pronto dentro de mim.
Nessa caminhada estou em tempo de reforma, preparando para a chegada do Rafael... e reformando meu próprio rim espiritual.

Eu te amo Senhor do fundo do meu RIM!

Abração!