sexta-feira, 4 de março de 2011

A natação e o Saltério


Certa vez acompanhei uma gestação.

A grávida zelosa cuidou do seu pré natal com muito amor. Cumpriu a risca as orientações médicas, a não ser por uma: "Está fazendo algum excercício físico?", indagava o médico. "Vou começar hidroginástica." respodia ela com convicção. Mas passaram-se os nove meses, e não deu tempo para iniciar a atividade.

O marido, não tão zeloso também precisava de uma atividade física regular: "Vou começar a nadar!" era o discurso, mas mesmo diante da insistente marcação da família e dos médicos, tinha habilidade em esquivar-se do prometido. Não que não gostasse de excercícios, sempre gostou de esportes. Mas a vida é corrida demais.

Comecei a nadar!!

Descobri que o problema não é o esporte, a atividade física, mas sim a disciplina que ela exige.
DISCIPLINA.
DISCIPLINA.
Por que cada vez mais temos dificuldade em nos disciplinar, aos bons hábitos, às rotinas espirituais? Por que entendemos disciplina por monotonia, falta de liberdade?

Estou lendo ORANDO COM SALMOS, antigo livro de Bonhoeffer, relançado pela Encontro, há pouco tempo. Excelente desafio à disciplina da oração, em um dos mais humanos e divinos livros da Bíblia.

Estou mergulhando nos Salmos. Aprendendo a orar com disciplina. Com a profundidade das escrituras e não somente com as limitações do meu coração.

Há algumas semanas cheguei em casa e anunciei: "Amanhã estarei de jejum! Estou resgatando as disciplinas espirituais, para minha vida"

Minha esposa deu risada. Fiquei nervoso. "Tá rindo do que? Isso é sério!"
"Não por nada, só achei estranha a palavra disciplina na sua boca!"

Pois é, ela me conhece!