terça-feira, 15 de junho de 2010

Quem chora a ideologia não vive a realidade

Ps: Comecei esse post logo depois do jogo e não consegui terminar no dia... mas achei que valia a reflexão por isso posto agora. Abração.




A cena mais emocionante do jogo Brasil x Coréia do Norte, sem dúvida foram as lágrimas incontidas do principal jogador da Coréia Jong Tae-Se. Destoante dos demais frios.

Qual a história desse homem?

Filho de pais Sul-Coreanos, Jong foi criado no Japão, mas sempre estudou em escolas subsidiadas por coreanos ligados ao regime comunista de Pyongyang. E essa influência foi decisiva na formação das suas opções sócio-políticas, tanto que Tae-Se tornou-se norte-coreano por convicção e, desde então, defende as cores do país. (fonte: Wikipédia - confirmado em outras matérias)

Pois é... ele vive no Japão e não sabe nem os nomes das ruas da capital norte-coreana. Não vive o regime mais opressor do mundo atual. Tortura, campos de trabalhos forçados, controle total da internet e da televisão, fome...
Veja os rankings que a Coréia do Norte lidera:
- País que mais persegue cristãos no mundo.
- País com os piores registros de direitos humanos de qualquer nação.

Mas os números e dados são frios e sem relevância diante das tristes histórias das pessoas que vivem lá.

A ideologia, o amor as idéias, o intelectualismo... afasta da realidade. Somente alguém que não vive a tensão de um país como esse pode se emocionar com sua ideologia... Talvez eu esteja sendo simplista e até leviano em relação a história deste homem...

Mas não o estou acusando... estou acusando a mim...
Quantas vezes a minha fé não passou de ideologia. Quantas vezes eu deixei que a racionalidade, que nos é peculiar... frear minhas ações de serviço.
Eu quero viver a realidade da fé que se concretiza nas mãos, e não fica restrita ao cérebro.

Por falar nisso... joguinho ruim... futebol ruim... mas de resultados.
Vamo que vamo Brasil.